O Google My Business está-se a tornar uma plataforma de gestão de “relacionamento” e interacção com clientes.
O Google está a lançar uma nova versão do aplicativo Google My Business para proprietários de empresas. O aplicativo actualizado oferece uma visibilidade melhorada do cliente e uma variedade de novos recursos que apontam para melhorias adicionais no futuro.
A actualização foi impulsionada pelo feedback das empresas locais e pela observação do Google da forma como os utilizadores interagiam com a versão anterior do aplicativo, de acordo com Curtis Galloway, Director de engenharia do Google My Business.
O que há de novo na app do Google My Business
Aqui está o que há de novo, de acordo com o Google:
- Um editor de perfil de negócios melhorado.
- Uma nova barra de navegação que fornece acesso rápido ao perfil da empresa e às informações do cliente.
- Um botão novo para “Publicações”, permite o upload de fotos, a criação de publicações no Google.
- A secção de “Clientes” mostra as informações dos clientes e oferece a capacidade de interagir. Inclui avaliações, mensagens e seguidores ( siga empresas locais foi introduzido recentemente no Google Maps ).
- O botão Seguir mostra à empresa quem está a seguir o seu perfil e se os utilizadores optaram por expor os seus perfis.
- O botão Mensagens mostra mensagens de clientes do Maps e da Pesquisa. As empresas locais podem responder a mensagens de dentro do aplicativo. As mensagens também estão a ser lançadas na “maioria dos países do mundo”.

Além de notificações em tempo real
Os utilizadores do aplicativo GMB também receberão notificações em tempo real sobre avaliações, mensagens e seguidores. O Google também disponibiliza os dados analíticos do teu perfil numa visualização mais proeminente e simplificada, que pode ser expandida para obter mais detalhes.
O Google acrescentou que decidiu chamar as informações de empresas locais no Google Maps e Search como “perfis de negócios”. Embora esse seja o termo que muitos do sector já estavam a usar, o Google agora está a adoptar formalmente – em oposição a “listagens”.
Futuro do Google My Business
O Google vê o seu conteúdo e ferramentas locais como uma espécie de “plataforma de interacção” para consumidores e empresas locais. E a actualização do app do Google My Business reforça ainda mais essa ideia, com mais recursos interativos.
Durante a minha conversa com Curtis Galloway, fiz várias sugestões de recursos que o Google não quis comentar. Mas é bastante claro que o Google My Business está-se a direcionar para uma espécie de ferramenta de “CRM leve” para pequenas empresas.
Pode-se imaginar um recurso em que o Google permitiria que os empresários de comunicarem com o seu público-alvo com ofertas ou recompensas especiais, criando um tipo de plataforma de fidelidade.
No momento, qualquer publicação é pública, mas o Google pode permitir a comunicação de clientes ou seguidores do grupo selecionado. Dessa forma, eu poderia imaginar um proprietário de empresa a usar publicações para oferecer um incentivo para gerar seguidores e depois comunicar com esses seguidores especificamente.
Novamente, essa é minha especulação e o Google não comentou sobre quaisquer recursos ou capacidades futuras. Eu também imaginaria que as notificações de perguntas e respostas e os recursos de resposta chegarão à plataforma dentro de pouco tempo.
Porque é importante
O Google My Business evoluiu de um local para fazer upload de informações básicas de negócios para uma “plataforma de interacção” que permite o monitoramento da reputação e várias formas de interacção com o cliente. Assim como o Google Maps e a pesquisa viram dezenas de novos recursos e experiências nos últimos dois anos, o Google My Business está a evoluir paralelamente.
Ainda existe uma percentagem substancial de perfis de negócios (PMEs e empresas de multi-localizações) que permanecem sem verificação. As empresas precisam de reivindicá-los e envolverem-se activamente com a plataforma porque o Google tornou-se a principal plataforma de reputação e avaliações online.
As perguntas e respostas do Google agora são um recurso obrigatório para monitorar e o as publicações é uma ferramenta gratuita maciçamente subutilizada pelas empresas.
Para uma introdução ao Google My Business aqui.
Espero que o artigo seja esclarecedor e que o tenha ajudado. Se tiver alguma dúvida em processos no Google My Business, bem como na optimização e/ou criação de um perfil, não hesite em contactar-nos
Um bem haja!