O Google lança uma versão melhorada do aplicativo Google My Business: agora muito mais que uma ferramenta de gestão de perfis locais

Share on facebook
Share on Facebook
Share on email
Email
Share on print
Print

O Google My Business está-se a tornar uma plataforma de gestão de “relacionamento” e interacção com clientes.

O Google está a lançar uma nova versão do aplicativo Google My Business para proprietários de empresas. O aplicativo actualizado oferece uma visibilidade melhorada do cliente e uma variedade de novos recursos que apontam para melhorias adicionais no futuro.

A actualização foi impulsionada pelo feedback das empresas locais e pela observação do Google da forma como os utilizadores interagiam com a versão anterior do aplicativo, de acordo com Curtis Galloway, Director de engenharia do Google My Business.

O que há de novo na app do Google My Business

 Aqui está o que há de novo, de acordo com o Google:

  • Um editor de perfil de negócios melhorado.
  • Uma nova barra de navegação que fornece acesso rápido ao perfil da empresa e às informações do cliente.
  • Um botão novo para “Publicações”, permite o upload de fotos, a criação de publicações no Google.
  • A secção de “Clientes” mostra as informações dos clientes e oferece a capacidade de interagir. Inclui avaliações, mensagens e seguidoressiga empresas locais foi introduzido recentemente no Google Maps ).
  • O botão Seguir mostra à empresa quem está a seguir o seu perfil e se os utilizadores optaram por expor os seus perfis.
  • O botão Mensagens mostra mensagens de clientes do Maps e da Pesquisa. As empresas locais podem responder a mensagens de dentro do aplicativo. As mensagens também estão a ser lançadas na “maioria dos países do mundo”.
A navegação na parte inferior do ecrã é uma das novidades da app do Google My Business.
A navegação na parte inferior do ecrã é uma das novidades da app do Google My Business.

Além de notificações em tempo real

Os utilizadores do aplicativo GMB também receberão notificações em tempo real sobre avaliações, mensagens e seguidores. O Google também disponibiliza os dados analíticos do teu perfil numa visualização mais proeminente e simplificada, que pode ser expandida para obter mais detalhes.

O Google acrescentou que decidiu chamar as informações de empresas locais no Google Maps e Search como “perfis de negócios”. Embora esse seja o termo que muitos do sector já estavam a usar, o Google agora está a adoptar formalmente – em oposição a “listagens”.

Futuro do Google My Business

 O Google vê o seu conteúdo e ferramentas locais como uma espécie de “plataforma de interacção” para consumidores e empresas locais. E a actualização do app do Google My Business reforça ainda mais essa ideia, com mais recursos interativos.

Durante a minha conversa com Curtis Galloway, fiz várias sugestões de recursos que o Google não quis comentar. Mas é bastante claro que o Google My Business está-se a direcionar para uma espécie de ferramenta de “CRM leve” para pequenas empresas.

Pode-se imaginar um recurso em que o Google permitiria que os empresários de comunicarem com o seu público-alvo com ofertas ou recompensas especiais, criando um tipo de plataforma de fidelidade. 

No momento, qualquer publicação é pública, mas o Google pode permitir a comunicação de clientes ou seguidores do grupo selecionado. Dessa forma, eu poderia imaginar um proprietário de empresa a usar publicações para oferecer um incentivo para gerar seguidores e depois comunicar com esses seguidores especificamente.

Novamente, essa é minha especulação e o Google não comentou sobre quaisquer recursos ou capacidades futuras. Eu também imaginaria que as notificações de perguntas e respostas e os recursos de resposta chegarão à plataforma dentro de pouco tempo.

Porque é importante

O Google My Business evoluiu de um local para fazer upload de informações básicas de negócios para uma “plataforma de interacção” que permite o monitoramento da reputação e várias formas de interacção com o cliente. Assim como o Google Maps e a pesquisa viram dezenas de novos recursos e experiências nos últimos dois anos, o Google My Business está a evoluir paralelamente.

Ainda existe uma percentagem substancial de perfis de negócios (PMEs e empresas de multi-localizações) que permanecem sem verificação. As empresas precisam de reivindicá-los e envolverem-se activamente com a plataforma porque o Google tornou-se a principal plataforma de reputação e avaliações online. 

As perguntas e respostas do Google agora são um recurso obrigatório para monitorar e o as publicações é uma ferramenta gratuita maciçamente subutilizada pelas empresas.

Para uma introdução ao Google My Business aqui.

Espero que o artigo seja esclarecedor e que o tenha ajudado. Se tiver alguma dúvida em processos no Google My Business, bem como na optimização e/ou criação de um perfil, não hesite em contactar-nos

Um bem haja!

Professor M
Professor M

Especialista em Marketing Local e Google My Business para pequenos negócios e empresas locais

All Posts
Se gostaste deste artigo, por favor partilha :)
Share on facebook
Share on Facebook
Share on twitter
Share on Twitter
Share on linkedin
Share on LinkedIN
Share on pinterest
Share on pinterest
Share on email
Email
Share on tumblr
Share on Tumblr
Share on reddit
Share on Reddit
Para receber Dicas, Notícias, Descontos
inscreve-te já na minha newsletter