O novo elemento parece não ter uma posição fixa, mas reside abaixo do pacote local (3-pack), às vezes logo abaixo. O Google está a revelar uma nova opção para a caixa “pesquisar por fotos” de perfis do Google My business em determinadas verticais locais. Aparece apenas nos resultados para dispositivos móveis e é diferente de “ As pessoas também pesquisam”.

Sem posição fixa nas Pesquisas no Google
O resultado acima é para “Tacos perto de mim”, mostra “pesquisa por fotos” por baixo da dobra, do pacote local (3-pack) e os primeiros resultados orgânicos. No entanto, não será regra geral em todos os casos; em alguns casos, a caixa de pesquisa por fotos apareceu imediatamente abaixo do pacote local.
Cada imagem mostra uma classificação por estrelas e a distância do utilizador. Clicar em qualquer foto individual leva os utilizadores à página de perfil do Google My Business. Há também uma opção para abrir “mais fotos”, que exibe uma página inteira de imagens de diferentes perfis. Os utilizadores podem clicar em “visualizar perfil” para obter mais informações e scroll por vários perfis.
Em baixo está outro exemplo para restaurantes no Chiado.

Não está a ser exibido para todas as categorias do Google My Business
Consegui encontrar SERPs semelhantes para várias outras categorias locais, mas nem todas as verticais locais que pesquisei. Lavanderias, serralherias e joalherias, por exemplo, mostraram essas caixas de fotos, mas não advogados, arquitectos ou canalizadores.
Não está claro se o Google está simplesmente a testar ou a implementar um novo elemento SERP para dispositivos móveis e se ele finalmente chegará ao desktop. Também não está claro quais são os critérios para mostrar imagens específicas. Os perfis no pacote local (3-pack) e a caixa de pesquisa por fotos às vezes correspondiam diretamente e às vezes não.
Dependendo de como evolui, pode ser uma oportunidade para obter dupla exposição: no pacote local e na caixa de pesquisa por fotos.
Porque nos devemos importar
Os perfis comerciais locais com imagens optimizadas superam significativamente os que não possuem.
A pesquisa por fotos é outro argumento a favor de reivindicar e criar completamente os perfis GMB com muitas imagens.O Google também argumenta que as fotos devem representar todos os itens de menu ou categorias importantes de produtos e também devem ser mais “profissionais”.
Espero que o artigo seja esclarecedor e que tenha ajudado. Se tiver alguma dúvida em processos no Google My Business, bem como na optimização e/ou criação de um perfil, não hesite em contactar-nos