Perfis Não-Reivindicados e Não-Optimizados do Google My Business

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Riscos que como empresário local deve conhecer.

Tudo parece estar na internet hoje em dia e, acredite, sou de uma geração que cresceu sem telemóveis, por isso, se todos estes avanços tecnológicos parece que surgiram um pouco rápido demais para si, posso entender totalmente. Também tive de me adaptar, aprender e manter-me actualizada com todas essas mudanças tecnológicas e descobri um mundo digital que acho fascinante. Espero poder captar sua atenção e talvez também encontre este mundo fascinante.

Como pode entender pelo título, o Google está no centro deste artigo, quase que literalmente! Então, onde é que o Google se encaixa na Internet e nos avanços tecnológicos? Para responder a essa pergunta, precisamos entender como usamos a internet.

Além de estarmos muito tempo presentes nas redes sociais, também pesquisamos muito online, pois hoje em dia podemos pesquisar quase tudo online, para não dizer tudo mesmo! Desde todos os tipos de produtos a todos os tipos de serviços, desde críticas sobre consultórios médicos até à escolha das nossas próximas férias! Inclusive podemos constatar um crescimento de certos serviços prestados on-line, serviços que jamais imaginámos serem possíveis há apenas alguns anos, como consultas médicas, psicoterapia, personal training etc. sem que sequer precise sair de casa! Já está a ver a ideia.

Podemos dizer que compramos cada vez mais através da Internet, mas antes de reservar e comprar produtos/serviços, pesquisamos por eles, e mesmo quando decidimos ir a uma loja física, primeiro procuramos on-line os produtos/serviços, verificamos avaliações, direcções, fotos etc. Portanto, até as compras que são feitas offline, na realidade são iniciadas online! 76% dos consumidores que fizeram uma pesquisa local visitaram uma empresa de comércio ou serviços local (HubSpot Marketing Statistics).

Onde é que eu quero chegar? Bem, compramos muito online, mas pesquisamos muito mais! Procuramos tudo e qualquer coisa online! E onde procuramos? Segundo o ‘StatCounter’, o Google detém 97.13% da participação do mercado de motores de pesquisa em Portugal.

Como resultado, estamos-nos a tornar mais dependentes de motores de pesquisa, principalmente do Google como consumidores e proprietários de empresas locais, pois o Google oferece a oportunidade de mostrar onde as empresas locais estão localizadas (google maps), os serviços e / ou produtos fornecidos, o horário de funcionamento, as fotos, etc. basicamente, todos os detalhes importantes sobre uma empresa local que atrai potenciais clientes podem ser encontrados nos perfis do Google My Business.

Não é de surpreender que o GMB (Google My Business) seja cada vez mais a principal ferramenta para o sucesso das empresas locais!

Ok, então vamos-nos concentrar agora em startups – novos negócios

O que acontece quando abre uma empresa local novinha em folha? Como é uma empresa que está ainda a começar, o sistema de inteligência artificial (IA) que o Google usa, por muito bom que seja, não pode captar detalhes que ainda não estão em qualquer parte on-line, o que significa que é muito improvável que o Google tenha criado um perfil básico.

Então, neste caso precisa estar preparado para criar seu perfil no Google My Business de raíz. É importante ter em conta que a criação desse perfil não exige apenas que preencha uma página on-line com os detalhes da sua empresa e que isso seja o suficiente: “Pronto, criei um perfil para o meu negócio no GMB agora posso-me sentar e esperar que as chamadas / mensagens chovam!”

Receio que não seja assim tão fácil, basicamente, não é assim que funciona o Google, principalmente se realmente deseja tirar proveito desta plataforma.

Aqui é onde começa a entrar um bocadinho em tecnicalidades, mas para simplificar, o conselho que dou ao criar e  optimizar um perfil, é que precisa acima de tudo familiarizar-se o máximo possível com as regras e diretrizes do Google para perfis GMB, pois sem esse conhecimento vital pode levá-lo(a) a violar inadvertidamente uma das regras do Google e isso pode custar ao seu perfil uma suspensão ou até a remoção total da plataforma, ao qual pode custar-lhe clientes, ou seja, pode custar-lhe negócio.

A minha intenção aqui é informá-lo sobre esses riscos, não quero desencorajá-lo(a) em aprender sobre a GMB e a tentar fazê-lo sozinho. No entanto, se não tiver certezas exactas, o melhor mesmo é solicitar os serviços de um profissional. Existem muitos artigos que pode ler, fornecemos muitos deles no nosso site: gmbexpertsportugal.com, além de providenciarmos informação, também fornecemos serviços especializados do GMB para aqueles que não querem correr esses riscos e com tempo limitado para este particular sector do negócio. Se for esse o seu caso, podemos ajudá-lo(a).

No entanto, mesmo que tudo seja feito correctamente, não espere que sua empresa apareça na primeira página, simplesmente porque está no Google. Imagine quantas empresas estão no GMB? Se pensa que são imensas, sim, você está certo! Estima-se que cerca de 150 milhões de empresas têm perfis no GMB! Ok, não 150 milhões somente na sua área local, no entanto, o uso do GMB está a aumentar todos os dias e se não optimizar o seu perfil regularmente, não pode esperar que sua empresa ocupe os primeiros desejados lugares.

Mais um vez, pode tentar optimizar sozinho, mas considere cuidadosamente antes de realmente optimizar o seu perfil, obtenha o máximo de informações possível, para não correr o risco de perder negócio. Sem mencionar que seus concorrentes estão a optimizar os seus perfis, deixando-o ainda mais para trás.

Quando tudo estiver em ordem, a criação e a optimização adequada e fazer regularmente actualizações no seu perfil no GMB, aí sim poderá perceber que ter um perfil profissional traz uma enorme oportunidade na acquisição de novos clientes, assim como manter os existentes. Saber utilizar este tipo de perfil não só é muito benéfico como em alguns casos até mesmo a salvação de muitas empresas locais.

Agora vamos-nos concentrar nas empresas existentes no Google My Business, e aqui é onde se torna realmente interessante

Gostaria de mencionar dois pontos principais:
1)
Se já tem uma empresa há algum tempo e vê o perfil da sua empresa no Google (apesar de não ter sido o próprio a ter criado/reivindicado), precisa reivindicar a sua empresa o mais rápido possível. Não deixa apenas a sua empresa indefesa, uma vez que pode ser reivindicada por qualquer utilizador (incluindo outro negócio concorrente), e facilmente pode danificar sua presença online, também pode ser vítima de hackers … Sim, leu correctamente – hackers.

Esta tendência está a crescer nos Estados Unidos, onde os hackers reivindicam o perfil da sua empresa e entram em contacto para pedir resgate, e se não pagar, eles podem fazer todo tipo de ameaças, geralmente ameaçam arruinar o seu perfil e, com ele, o nome da sua empresa, como consequência, isso pode custar-lhe o seu negócio.E como se isso não fosse prejudicial o suficiente, deixar o seu perfil do Google My Business não verificado deixa-o vulnerável para com os seus concorrentes, ou seja, “passado a ferro” pelos seus concorrentes.

Além disso, deixa o seu perfil aberto a spam e informações prejudiciais, pois qualquer utilizador (até um dos seus concorrentes) pode alterar o endereço, telefone ou avisar que está permanentemente fechado, com um simples clique em “Sugerir uma edição” no perfil do Google My Business no Google ou Google Maps. Qualquer utilizador (incluindo concorrentes) pode até fazer upload de fotos falsas e criar avaliações falsas. E por último, mas não menos importante, com um perfil não verificado, não tira proveito de um perfil optimizado do Google My Business.

Com o GMB totalmente optimizado, esmagará a sua concorrência, aumentará o envolvimento com os seus clientes e aumentará o nível de negócios. Estudos mostram que perfis optimizados têm um aumento de 50% na probabilidade de o cliente fazer uma compra, 70% mais chances de atrair visitas à sua loja / escritório e um negócio tem 2,7 vezes mais chances de ser considerado respeitável.

Perfis Não-Reivindicados e Não-Optimizados do Google My Business 1
Exemplo de um perfil criado automaticamente mas não reivindicado pelo proprietário

2) Se já criou ou reivindicou e verificou o seu perfil, assim como mencionado acima, precisa optimizar esta conta regularmente e adequadamente para aproveitar ao máximo as vantagens que o Google oferece.

Caso contrário, os riscos aqui são que os seus concorrentes provavelmente estão a usar esta ferramenta, o que significa que tem menos chances de aparecer na primeira página das pesquisas do Google, menos provável de estar no pacote de 3 (3-pack) e ainda menos provável de aparecer nas pesquisas do Google Maps.

Portanto, quando os potenciais clientes pesquisam os seus serviços e / ou produtos, eles podem não o encontrar, mas encontrarão os seus concorrentes. Tirar o máximo proveito do Google My Business pode ser incrivelmente benéfico para as empresas locais e, sendo especialista em marketing local, vejo em primeira mão, empresas com muito sucesso que dependem principalmente do Google para atrair e manter a sua clientela.

No entanto, para alguns, lidar com o Google My Business como uma ferramenta de marketing local pode ser complexo e demorado; nesse caso, vale a pena contratar um profissional para realizar este trabalho.

Espero ter providenciado algumas informações interessantes sobre a importância de ter um perfil optimizado GMB e os tremendos riscos de não ter um perfil verificado e optimizado regularmente.

Tem uma empresa local? Não tem um perfil Google My Business? Tem um perfil mas não está optimizado? O que está à espera?!

Pode tentar trabalhar sozinho nessa área do seu negócio se não estiver preocupado com os riscos que pode estar a criar em todos os cenários apresentados neste artigo.

Mas se pretende que o seu negócio vá  mais além e se pretende manter esse sucesso, então deve deixar o Google My Business para profissionais especializados, não só podemos aliviar o trabalho extra nesta área, deixando-o com mais tempo para executar outras tarefas, incluindo o envolvimento com os seus clientes, mas também criámos técnicas específicas (internas) para aproveitar melhor este recurso nesta era digital.

E sabe que mais? Também somos um grupo de profissionais simpático, pronto para o(a) ajudar.

Professor M
Professor M

Especialista em Marketing Local e Google My Business para pequenos negócios e empresas locais

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