Quantos perfis do Google My Business pode um Concessionário Automóvel ter?

Share on facebook
Share on Facebook
Share on email
Email
Share on print
Print

Recentemente, o centro de ajuda do Google My Business actualizou a seguinte informação:
Concessionários de automóveis novos são elegíveis para múltiplos perfis. Se tem um concessionário automóvel poderá obter um perfil para o seu negócio e um perfil para cada marca de automóvel que vende.”

Queríamos saber mais acerca deste assunto e após mais clarificação por parte do Google obtivemos maior conhecimento ao qual transmitimos algumas especificações que achamos interessantes mais abaixo.

Este tweet abaixo indicado recebeu toda a atenção por parte da comunidade local SEO, uma vez que sugere que concessionários automóveis podem ter um perfil para cada marca:

Quantos perfis do Google My Business pode um Concessionário Automóvel ter? 1

https://twitter.com/GregGiffordGreg Gifford
✔@GregGifford · Feb 5, 2020
Replying to @sappernapper @GoogleMyBizThat’s an odd mix… if it’s separate buildings/showrooms, is have separate GMBs

Quantos perfis do Google My Business pode um Concessionário Automóvel ter? 2

https://twitter.com/GoogleMyBizGoogle My Business
✔@GoogleMyBiz
Hey there! Car dealerships are eligible to have a page for each brand at the location, as well as a page for the departments. Feel free to send us a DM if you have any other questions. Thanks! -Brad

Os Concessionários Automóveis podem agora ter um perfil no Google My Business por cada marca de automóveis autorizados a vender.

Usemos um exemplo para ilustrar esta situação: Um Concessionário Automóvel autorizado a vender Toyota, Opel e Ford na mesma localização, digamos que em Lisboa. Este concessionário poderá agora obter 3 perfis – 1 perfil por marca, independentemente se têm ou não diferentes funcionários. O que permitirá uma maior ênfase desses concessionários nas pesquisas do Google, visto que muitos utilizadores pesquisam automóveis novos por marca, oferecendo assim uma maior exposição destas empresas no Google.

O Google está cada vez mais a compreender melhor o uso por parte de utilizadores nas pesquisas do google, e como consequência a inovar nessas pesquisas de modo a satisfazer os requerimentos dos utilizadores. A forma como as pesquisas são feitas demonstra que cada vez mais, como consumidores procuramos mais serviços e / ou produtos ou marcas do que as empresas directamente, sendo que o Google capta estas tendências e tenta providenciar aos utilizadores uma pesquisa concentrada nos requerimentos dos utilizadores.

Como tal, as empresas no Google devem também captar estes comportamentos e começar a criar mais ênfase nos seus produtos e / ou serviços ou marcas que providenciam, visto que estes são mais provavelmente o que levarão potenciais clientes ao seu perfil Google My Business.

No que respeita aos concessionários de automóveis novos, estes também podem beneficiar imenso com os vários perfis específicos a cada marca, visto que a maioria dos potenciais clientes de automóveis novos já têm uma ideia de que automóvel consideram comprar e pesquisam de acordo com as marcas em mente.

Estas regras não se aplicam a stands de automóveis usados, aplicam-se apenas a concessionários de automóveis novos. Acaba por fazer todo o sentido quando percebemos que as pesquisas para automóveis usados são normalmente efectuadas em motores de pesquisa específicos (ex: auto.sapo.pt) ou efectuadas nos motores de pesquisas como o Google não por marca, mas sim por stands de automóveis locais.

O Google acrescentou:
“Stands de automóveis usados são elegíveis para um perfil apenas, visto que as marcas que são vendidas podem variar frequentemente.”

Estas regras não se aplicam a outras indústrias

Estas regras de uso de mais de um perfil por localização com base nas marcas são específicas para concessionários de automóveis novos e não se aplicam a outras indústrias. Por exemplo, não é permitido que Agentes de Seguros criem perfis para cada seguradora (marca) que vendem.

Porque são os concessionários automóveis uma excepção?

Na nossa experiência, o Google baseia as políticas de acordo com o que os utilizadores pesquisam e o que procuram. Devido ao grande número de pesquisas de marca no espaço dos concessionários de automóveis novos, não surpreende que esta seja uma boa inovação para empresas e consumidores que pesquisam no Google. Como parte do nosso envolvimento em SEO local, acompanhamos as novas categorias adicionadas ao Google My Business.

No ano passado, o Google adicionou uma grande quantidade de categorias para concessionários automóveis, incluindo concessionários RAM (recém adicionados em dezembro de 2019), também concessionários da Rolls Royce, Ferrari e muitos outros.

Uma inovação que, se bem aplicada, poderá beneficiar tanto os consumidores nas suas pesquisas no Google como empresários no Google My Business.

Espero que o artigo seja esclarecedor e que tenha ajudado. Se tiver alguma dúvida em processos no Google My Business, bem como na optimização e/ou criação de um perfil, não hesite em contactar-nos.

Um bem haja.

Professor M
Professor M

Especialista em Marketing Local e Google My Business para pequenos negócios e empresas locais

All Posts
Se gostaste deste artigo, por favor partilha :)
Share on facebook
Share on Facebook
Share on twitter
Share on Twitter
Share on linkedin
Share on LinkedIN
Share on pinterest
Share on pinterest
Share on email
Email
Share on tumblr
Share on Tumblr
Share on reddit
Share on Reddit
Para receber Dicas, Notícias, Descontos
inscreve-te já na minha newsletter