Google My Business: Responder a um terço dos comentários pode aumentar as conversões em 80% para as empresas locais

Share on facebook
Share on Facebook
Share on email
Email
Share on print
Print

Além disso, as empresas de comércio e serviços locais que respondem a pelo menos 32% das análises alcançaram taxas de conversão (cliente contactar e/ou visitar o negócio) 80% mais altas em comparação com PMEs e concorrentes diretos que responderam a 10% das análises.

Estas descobertas advêm de um estudo da Uberall que compara dados de 64.000 empresas no Google My Business, no primeiro semestre de 2018 e no primeiro semestre de 2019.

Respostas a comentários e taxas de conversão

A análise da Uberall constatou que tanto as pequenas e médias empresas quanto as grandes empresas tinham aproximadamente a mesma taxa de conversão (cerca de 3%) quando as suas taxas de resposta eram em torno de 10%. 

No entanto, uma taxa de resposta de 32% viu um grande crescimento da conversão das empresas em 80% e superar os seus concorrentes. “Por exemplo, quando as empresas responderam a pelo menos 32% dos comentários, eles alcançaram taxas de conversão 80% mais altas do que os concorrentes diretos e as PMEs que responderam a apenas 10% das revisões”, diz o relatório.

Gráfico a mostrar Taxas de conversão para pequenas e médias empresas e grandes empresas em relação à taxa média de resposta
Taxas de conversão para pequenas e médias empresas e grandes empresas em relação à taxa média de resposta. Fonte: Uberall

No geral, as PMEs tiveram a maior taxa média de resposta (25%), seguidas pelas grandes empresas (12%) e marcas globais (9%).

O ponto ideal de número de respostas a comentários para o crescimento máximo

Em baixo está a quantidade média de comentários que alcançaram as maiores taxas de conversão num determinado sector contra o volume médio dessa indústria.

Gráfico a mostrar Média do volume de comentários por Industria contra a média  do volume de comentários precisos  para máxima conversão
Média do volume de comentários por Industria contra a média do volume de comentários precisos para máxima conversão

A quantidade média de revisões em cada setor é semelhante ou excede a quantidade associada às taxas de conversão mais altas, exceto nos setores de serviços financeiros e viagens, turismo e lazer. Neste casos, temos que ser proactivos e incentivar aos clientes para comentar/deixar testemunhos no teu Google My Business.

“Embora não haja evidências conclusivas de que o volume de comentários seja um grande factor para alcançar taxas de conversão mais altas, ainda deve ter como objetivo atingir a média do setor”, diz o relatório. “Não fazer isso pode afectar as taxas de conversão e fazer com que os consumidores questionem a validade da sua classificação por estrelas.”

Por que devemos nos importar. 

“Ao focar na classificação de estrelas e na taxa de resposta, as marcas podem afectar enormemente suas taxas gerais de conversão”, disse Norman Rohr, vice-presidente de marketing da Uberall. “Os consumidores que estão envolvidos com a marca também têm extrema probabilidade de visitar uma loja dentro de 24 horas; portanto, um aumento de 25% nas conversões também pode significar um aumento de 25% no tráfego na tua loja todos os dias.”

Não esquecer, que empresas viram as suas taxas de conversão aumentarem em 80% quando aumentaram a taxa de resposta a comentários no Google My Business de 10% para 32%.

Professor M
Professor M

Especialista em Marketing Local e Google My Business para pequenos negócios e empresas locais

All Posts
Se gostaste deste artigo, por favor partilha :)
Share on facebook
Share on Facebook
Share on twitter
Share on Twitter
Share on linkedin
Share on LinkedIN
Share on pinterest
Share on pinterest
Share on email
Email
Share on tumblr
Share on Tumblr
Share on reddit
Share on Reddit
Para receber Dicas, Notícias, Descontos
inscreve-te já na minha newsletter