O Google My Business através do Google Search e Google Maps ajuda as pessoas a explorar, navegar e realizar tarefas – e cada vez mais pessoas usam o Google para encontrar empresas locais. Ao longo dos anos, Google adicionou mais de 200 milhões de lugares ao Google Maps e todos os meses conecta pessoas a empresas mais de nove bilhões de vezes, incluindo mais de um bilhão de telefonemas e três bilhões de solicitações de direcções.
Para ajudar as pessoas a encontrar os lugares e as empresas que procuram, guias locais , proprietários de empresas e as pessoas que usam o Google todos os dias podem contribuir com as informações da empresa. O Google recebe milhões de contribuições por dia (como novos perfis de negócios, críticas, classificações por estrelas e muito mais) e a grande maioria dessas contribuições é útil e precisa. Mas, ocasionalmente, vigaristas aproveitam-se as listagens locais para obter lucro.
Eles fazem coisas como cobrar proprietários de empresas por serviços fazendo-se passar como funcionários do Google, defraudar os clientes ao se apresentarem como empresas genuínas e personificar empresas reais para garantir contactos e depois vendê-los. Embora os perfis de negócios falsos sejam uma pequena percentagem dos perfis gerais de negócios no Google, estes vigaristas de empresas locais são um espinho no lado da Internet há mais de uma década. Eles ainda existiam quando as listagens de empresas eram impressas, encadernadas e entregues à sua porta.
Esses criminosos usam uma ampla variedade de
técnicas enganosas para tentar burlar o próprio Google – quando o Google os remove,
eles mudam as suas técnicas e o ciclo continua. Embora seja importante
facilitar para que empresas legítimas obtenham os seus perfis comerciais no
Google, também é importante implementar políticas rígidas e criar ferramentas que
permitem que as pessoas sinalizem esses problemas para que o Google possa tomar
medidas. É um acto de equilíbrio constante e o Google trabalha
continuamente em novas e melhores maneiras de combater esses crimes usando uma
variedade de sistemas manuais e automatizados em constante evolução. Mas
detalhes esses sobre esses esforços não podem ser compartilhados sem correr o
risco de ajudar os vigaristas a encontrar novas maneiras de vencer nossos
sistemas – o que anula o objectivo de todo o trabalho que o Google faz no
combate a esse crime.
O Google entende as preocupações das pessoas e empresas afectadas pelos vigaristas de empresas locais e, em 2017 , anunciou o progresso que havia feito. Ainda havia trabalho a ser feito na época e ainda há trabalho a ser feito agora. Neste momento o Google inclui uma equipa inteira dedicada a solucionar esses problemas e a tomar medidas constantes para remover perfis que violam essas políticas.
Os números do Google Sobre perfis falsos no Google My Business
Veja mais informações sobre o progresso que foi feito contra esse tipo de abuso recentemente, de acordo com o Google:
Foram reduzidos mais de 3 milhões de perfis de negócios falsos – e mais de 90% deles foram removidos antes que um utilizador pudesse ver o perfil.
Os sistemas internos foram responsáveis por mais de 85% dessas remoções.
Mais de 250.000 dos perfis de negócios falsos removidos foram relatados pelos utilizadores.
Foram desactivadas mais de 150.000 contas de utilizadores consideradas abusivas – um aumento de 50% em relação a 2017.
Este ano, o Google já
introduziu uma nova maneira de denunciar perfis comerciais suspeitos e
começaram a aplicar técnicas refinadas a categorias de negócios em que se constacta
um aumento nas tentativas de fraude. Para ajudar a promover um ecossistema
saudável, Google também doa fundos de solução de litígios contra maus actores para organizações que educam empresas e
consumidores sobre fraudes. Enquanto continua a lutar contra a fraude,
Google garante que as pessoas possam sinalizar problemas quando os
virem. Aqui está como:
- As pessoas podem aprender mais sobre as políticas para empresas que se representam no Google e conteúdo contribuído pelo utilizador para determinar se devem ou não denunciar empresas ou conteúdo para revisão.
- As pessoas podem sinalizar perfis de negócios individuais para remoção . Google usa esses relatórios para investigar o conteúdo e removê-lo, caso se verifique que viola nossas políticas. Também investiga as contas associadas se houver suspeita de abuso mais amplo.
- As pessoas podem relatar vários perfis de negócios de uma só vez através do formulário de correcção de negócios para iniciar o processo de revisão.
Todos os meses, o Google Search e Maps é usado por mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo, e todos os dias a equipa do Google e seus utilizadores trabalham como uma comunidade para melhorar o google maps uns para os outros. Sabemos que uma pequena minoria continuará a tentar enganar os outros, portanto sempre haverá trabalho a ser feito e é importante estarmos todos comprometidos em continuar a melhorar o nosso modelo de resposta e prevenção.
Espero que este artigo seja esclarecedor e que tenha ajudado. Se tiveres alguma dúvida em processos no Google My Business, bem como na optimização e/ou criação de um perfil