O Google My Business adiciona mais ferramentas de ‘branding’ e introduz @shortnames pesquisáveis

Share on facebook
Share on Facebook
Share on email
Email
Share on print
Print

As 5% principais empresas locais de cada categoria também serão elegíveis para um novo selo “Local Favorito” no perfil do Google My Business.

O Google My Business foi lançado em 2014 e tornou-se cada vez mais importante para comerciantes e consumidores. Ter um perfil GMB verificado, optimizado e completo não pode ser subestimado da perspectiva de SEO (Search Engine Optimisation). Além disso, GMB está a evoluir cada vez mais para uma plataforma de transações e interacção entre empresas e clientes.

Um evento de pré-anúncio em São Francisco, o Google partilhou alguns dados de “momentum” do Google My Business, incluindo o facto de o Google permitir “três bilhões de interações directas entre empresas e utilizadores por mês”. A empresa também disse que acontecem três milhões de reservas mensalmente através do Google. E actualmente existem 95 milhões de pessoas, globalmente, a participar do programa de guias locais.

O Google My Business adiciona mais ferramentas de ‘branding’ e introduz @shortnames pesquisáveis 1
Foto do novo visual do perfil no Google My Business

Novas ferramentas de Branding e ferramentas promocionais no Google My Business

Os anúncios que foram feitos incluem uma série de novos recursos do GMB, projectados para incentivar mais empresas locais a reivindicar perfis da plataforma e providenciar mais ferramentas de branding e ferramentas promocionais.

O Google não divulgou qual a percentagem de empresas que verificaram os seus perfis no Google My Business. No entanto, um relatório de 2019 da BrandMuscle descobriu que aproximadamente 61% das empresas locais pesquisadas haviam reivindicado os seus perfis. Supondo que estes dados sejam precisos, indicam assim que 39% não o fizeram.

Os novos recursos do Google My Business anunciados incluem:

  • Adicionar um logotipo – as empresas poderão exibir o seu logotipo no canto superior direito do perfil
  • Foto de capa – as empresas poderão escolher a foto que os utilizadores poderão ver quando abrirem o perfil
  • Módulo de foto dinâmica – um novo módulo de carrossel / apresentação de slides está a ser introduzido com a capacidade de adicionar legendas em breve
  • Ofertas de boas-vindas – podem ser enviadas para clientes / possíveis clientes que seguem um negócio
  • Recursos promocionais – o Google está a lançar um novo site para criar e solicitar adesivos, posters e outros recursos promocionais, que por enquanto estão disponíveis a empresas dos USA, UK e Canada.

Locais Favoritos e URLs curtos

Todos estes novos recursos visam ajudar as empresas a Brand e promover de maneira mais eficaz os seus produtos/serviços no Google My Business. No entanto, existem dois anúncios adicionais que podem vir a ser muito mais significativos: emblemas de “Local Favorito” e diminutivos do perfil / URLs, que serão pesquisáveis ​​no Google e no Maps.

O Google revelou que 5% das principais empresas locais de uma categoria receberão o selo “Local Favorito”. O Google foi vago sobre quais critérios que serão usados ​​para determinar quem se qualifica. 

A empresa disse que recompensaria as empresas que mantinham os seus perfis actualizados e que respondiam aos seus clientes. Além dessas declarações, o Google não quis comentar.

O status e o emblema de Local Favorito podem ser uma vantagem competitiva significativa para os “vencedores” – ou não. Depende de como e onde o emblema é apresentado e se os consumidores respondem.

O Google My Business adiciona mais ferramentas de ‘branding’ e introduz @shortnames pesquisáveis 2
Novos elementos dos perfis

Diminutivos no perfil da empresa exigem verificação GMB

Os nomes abreviados terão duas formas: g.page/shortname e @shortname. As empresas poderão registrar o nome desejado. O Google diz que não haverá “invasão de domínio” porque um perfil GMB verificado é necessário para obtê-lo.

Quando um consumidor pesquisa ou insere o URL, ele leva directamente ao perfil da empresa. Num futuro próximo, os utilizadores poderão pesquisar @shortname no Google Maps e exibir também o perfil.

O Google explicou que este será “um espaço de nome global”, para que o café Bon Vivant em Los Angeles possa competir contra um restaurante de nome semelhante em Paris pelo @bonvivant. No entanto, o Google está confiante, sem entrar em detalhes, de que possui um processo para resolver esses problemas e evitar conflitos. (Veremos)

O Google explicou que os nomes abreviados provinham dos comentários das empresas e do desejo de um URL simples para promover os seus negócios. O Google prevê empresas locais colocando o URL g.page/shortname em materiais promocionais. Não houve discussão sobre o uso em publicidade digital, mas essa seria outra potencial aplicação. Também não está claro se haverá relatórios sobre o tráfego desses URLs / diminutivos.

Porque devemo-nos importar

O Google My Business evoluiu de maneira a obter dados precisos nos resultados de pesquisa do Google para algo muito mais complexo e poderoso. O Google agora pensa no GMB como uma “plataforma de interacção” local, que permite cada vez mais transações (por exemplo, Reserve com o Google ). 

Provavelmente, veremos mais ferramentas de comunicação direta e recursos adicionais de comércio para o Google My Business no futuro. O desafio para o Google é adicionar recursos úteis sem criar confusão e complexidade adicionais para empresas locais.

Espero que o artigo seja esclarecedor e que tenha ajudado. Se tiver alguma dúvida em processos no Google My Business, bem como na optimização e/ou criação de um perfil, não hesite em contactar-nos.

Um bem haja.

Professor M
Professor M

Especialista em Marketing Local e Google My Business para pequenos negócios e empresas locais

All Posts
Se gostaste deste artigo, por favor partilha :)
Share on facebook
Share on Facebook
Share on twitter
Share on Twitter
Share on linkedin
Share on LinkedIN
Share on pinterest
Share on pinterest
Share on email
Email
Share on tumblr
Share on Tumblr
Share on reddit
Share on Reddit
Para receber Dicas, Notícias, Descontos
inscreve-te já na minha newsletter