Como aparecer na lista de serviços locais no Assistente Google e na Página inicial do Google, antes do Google My Business 3-Pack

Share on facebook
Share on Facebook
Share on email
Email
Share on print
Print

Google está a mostrar empresas locais pré-selecionados na maioria dos principais mercados, antes da lista dos perfis do Google My Business.

Na maioria dos principais mercados dos EUA, o Google não está a usar o seu formato de pesquisa tradicional ou nos dispositivos móveis para fornecer resultados de negócios de serviços locais (por exemplo, serralharia ou canalizador) através dos dispositivos ‘Google Assistant’ (Assistente Google) ou ‘Google Home’. Em vez disso, está a usar um subconjunto de empresas garantidas pelo Google ou pré-selecionadas e certificadas pelos parceiros Porch ou HomeAdvisor. Aqui está o que precisa saber caso esta “feature” seja disponível em Portugal.

Tem que ter um Perfil do Google My Business de qualidade

Somente os perfis locais qualificados geralmente poderão inscrever-se, embora em mercados isolados, onde não haja um número suficiente dessas empresas certificadas, o Google possa preencher o espaço com outros perfis. Cada perfil individual carrega um crachá indicando a entidade certificadora.

O Yext oferece uma feed de dados directo nos resultados do Amazon Alexa, para que qualquer editor ou agência de marketing que trabalhe com o Yext receba o benefício dessa distribuição para os seus clientes. No entanto, não há programa comparável para o Assistente Google. Os negócios locais devem trabalhar com o Porch ou o HomeAdvisor ou subemeter o seu perfil directamente ao Google e atender aos critérios da Garantia do Google para serem considerados nos resultados do Assistente Google.

Como aparecer na lista de serviços locais no Assistente Google e na Página inicial do Google, antes do Google My Business 3-Pack 1

Obter certificação

Embora não mencione directamente a Garantia do Google, é neste formulário que as empresas locais (ou representantes) podem submeter para revisão. As empresas que usam o Local Ads para os Serviços Locais do Google e que já receberam a certificação do Google Guarantee são qualificados automaticamente para aparecer nos resultados do Assistente Google.

Para ter a Garantia do Google, as empresas devem passar por uma verificação de antecedentes criminais e detalhes da licença e seguro verificados.

Prepare-se

Em 2016, o Google informou que 20% do tráfego de pesquisa móvel em dispositivos Android era pesquisa por voz. Não temos um número actualizado ou como os volumes de consulta nos dispositivos fornecidos pelo Google Home ou pelo Assistente estão a evoluir. É uma aposta segura, no entanto, os números estão a aumentar e os volumes de pesquisa serão significativos.

Como apenas um subconjunto de perfis de negócios locais é servido pelo Assistente do Google, haverá uma competição um pouco menos orgânica do que nas pesquisas no computador ou na pesquisa tradicional para dispositivos móveis. Esta é uma oportunidade que provavelmente não vai durar muito mais tempo.

Espero que o artigo seja esclarecedor e que tenha ajudado. Se tiver alguma dúvida em processos no Google My Business, bem como na optimização e/ou criação de um perfil, não hesite em contactar-nos

Professor M
Professor M

Especialista em Marketing Local e Google My Business para pequenos negócios e empresas locais

All Posts
Se gostaste deste artigo, por favor partilha :)
Share on facebook
Share on Facebook
Share on twitter
Share on Twitter
Share on linkedin
Share on LinkedIN
Share on pinterest
Share on pinterest
Share on email
Email
Share on tumblr
Share on Tumblr
Share on reddit
Share on Reddit
Para receber Dicas, Notícias, Descontos
inscreve-te já na minha newsletter